MENU HRZ

MENSAGENS

OLÁ... - BATIZADOS EM NOSSA PARÓQUIA TODO TERCEIRO DOMINGO DO MÊS AS 10:00 HS. MAIORES INFORMAÇÕES NA SECRETARIA PAROQUIAL. - ATENÇÃO NOIVOS E INTERESSADOS: Nossa Paróquia está disponibilizando os seguintes horários para casamento: sextas feiras - 19:00 hs (Menos na primeira sexta do mês) Sábados - 17:00 hs MAIORES INFORMAÇÕES PELO 3354 9214 - FALAR COM SECRETÁRIO MÁRIO. "O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE."

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ENTREVISTA DO PAPA

DÚVIDAS

A crise das dúvidas - Prof. Anísio Renato de Andrade

"E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos a dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho." (Mateus 11.2-5).
João Batista foi o maior dentre os nascidos de mulher. Quem fez essa declaração foi o próprio Jesus. Contudo, o grande João duvidou de Cristo. Isso aconteceu quando ele estava preso, aguardando sua execução. Imagine-se no lugar de João Batista.
Ele havia anunciado publicamente que Jesus era o Salvador. Agora, estava preso, condenado à morte, e Jesus não tomou nenhuma providência para libertá-lo. Daí surgiu a dúvida. Será que esse Jesus é mesmo o Messias prometido? Por quê então ele não me tira desta prisão?
Quando estamos passando por problemas graves e não somos atendidos pelo Senhor, muitas vezes começamos a duvidar da sua palavra ou do seu amor para conosco. De acordo com o nosso pequeno entendimento, achamos que Deus deveria agir em nosso favor desta ou daquela maneira. Porém, ele tem os seus propósitos e, na maioria dos situações, nem chegamos a conhecê-los ou entendê-los.
Talvez você esteja questionando como Gideão: "Se o Senhor é conosco, por quê tudo isso nos sobreveio?" (Juízes 6.13). Se o Senhor me ama, por quê ele não me deu isso ou aquilo? Se o Senhor está comigo, por quê ele não me livrou desse ou daquele problema? Algumas perguntas nunca terão respostas. Observe que Jesus não respondeu à pergunta de João Batista, assim como o Anjo do Senhor não respondeu à pergunta de Gideão.
O recado que Jesus mandou para João era que muitos milagres estavam acontecendo. Jesus não libertou João, mas estava curando enfermos, ressuscitando mortos e anunciando o evangelho. Saiba o seguinte: o propósito de Deus está sendo executado. Isso é o que importa. Que seja feita a vontade dele e não a nossa. Ele é o Senhor. Nós somos apenas servos. Deus tem um plano soberano e esse plano está em plena execução. Ele não está a serviço dos nossos interesses individuais, embora possa fazer todas as coisas.
Podemos clamar para que o Senhor nos livre e nos dê o que precisamos. Entretanto, devemos continuar a servi-lo ainda que ele não nos livre. (Daniel 3.17-18). Se ele não nos atender em alguma situação, é porque tem um propósito nisso. Já pensou se Deus atendesse todas as nossas orações? Não seríamos mais tentados. Não seríamos mais provados. Não teríamos nenhum tipo de problema na vida. Aliás, não precisaríamos nem ir para o céu, porque aqui já seria um lugar celestial, com direito a coral de anjos e tudo mais. Por outro lado, não teríamos o crescimento espiritual nem a maturidade que as tribulações produzem.
As dúvidas surgem quando nossas expectativas em relação ao cristianismo não se concretizam. Porém, muitas vezes essas expectativas estão erradas. É o caso de quem espera que o evangelho venha lhes trazer muito dinheiro, muita prosperidade material e a satisfação de todos os seus desejos pessoais. O propósito do evangelho é a salvação das almas. Se Deus nos dá mais alguma coisa, é "brinde".
Chegará o dia quando nossos problemas terminarão. Por enquanto, convém lembrar o que Jesus disse: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." Sabemos, porém, que muitas vezes o Senhor nos atende, nos livra e nos proporciona momentos de refrigério para as nossas almas.


Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.

domingo, 28 de julho de 2013

A PARÓQUIA

PARÓQUIA SANTA CRUZ E SANTA EFIGÊNIA


Lateral Paróquia atual

Frente Paróquia atual 2013


1981


Quase lá...

Chegando lá

Fundos

Estruturada

Estrutura do telhado

Lateral

Por dentro

Vista Interna 

Piso Interno


Fundação


Fundação

Paredes Iniciais

EVANGELHO DE HOJE LC 11-1-13


1. Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos.
2. Disse-lhes ele, então: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino;
3. dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento;
4. perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação.
5. Em seguida, ele continuou: Se alguém de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,
6. pois um amigo meu acaba de chegar à minha casa, de uma viagem, e não tenho nada para lhe oferecer;
7. e se ele responder lá de dentro: Não me incomodes; a porta já está fechada, meus filhos e eu estamos deitados; não posso levantar-me para te dar os pães;
8. eu vos digo: no caso de não se levantar para lhe dar os pães por ser seu amigo, certamente por causa da sua importunação se levantará e lhe dará quantos pães necessitar.
9. E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
10. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá.
11. Se um filho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente?
12. Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um escorpião?
13. Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.

sábado, 27 de julho de 2013

CELEBRANDO O DIA DO PADRE

Celebrando o Dia do Padre
Por: Dom Fernando Mason

Agosto é, para a Igreja no Brasil, o Mês Vocacional. Em 1981 iniciou-se essa celebração, com o objetivo de se refletir, a cada domingo, uma vocação específica dentro da Igreja. O primeiro domingo deste mês é dedicado à vocação do padre. E no próximo dia 4 de agosto, quando se faz memória litúrgica de São Cura D’Ars, celebra-se o Dia do Padre.

Este ano, essa comemoração tem um sentido especial, pois a Igreja está celebrando o Ano Sacerdotal, proclamado pelo Papa Bento XVI, em memória dos 150 anos da morte do Santo Cura D’Ars, apresentado pelo papa como modelo para todos os sacerdotes.

É muito oportuno celebrar o Dia do Padre, pois acredito que nós católicos algumas vezes ainda não compreendemos bem a grandeza, a positividade e a preciosidade desta presença nas comunidades. Deixemos claro, de antemão, que não se trata aqui de fazer elogios ingênuos, valorizações forçadas ou ufanismo sectário. Sem dúvida, o padre se apresenta a nós dentro da fragilidade de todo ser humano. Nisso ele não é nem melhor nem pior que os outros.

Mas já nisso, talvez, se possa ressaltar no padre um quê de sensibilidade, de elaboração do caráter, de intelectualidade, de humanização, afinal, não tão comuns por aí. É o fruto de um longo período formativo de oito anos.

Nós, Igreja Católica, somos um povo, o povo de Deus. Não somos um bando; todo povo que se preze tem uma "alma" (o Deus de Jesus Cristo, no Espírito Santo) da qual surge sua organização. O vigor desta combinação de alma e organização permitiu à Igreja percorrer mais de 2.000 anos de história, passando por épocas, vicissitudes, civilizações e culturas as mais diferentes e desafiadoras. A ponta mais visível desta alma e organização em nossas comunidades é o padre.

Há os padres que pertencem a ordens e congregações religiosas, nas quais eles encontram segurança, afeição e solidariedade; a comunidade paroquial complementa esta experiência fundamental para todo ser humano. E há os padres "diocesanos". Eles precisam encontrar, na diocese, segurança, afeição e solidariedade.

Quando se diz "diocese" se entende o bispo que deve ter verdadeira afeição pelos seus padres, deve lhes transmitir segurança e deve ter para com eles um profundo senso de justiça em todas as vicissitudes da vida eclesial e paroquial.

Quando se diz "diocese" entende-se também "comunidade paroquial". Nossas comunidades precisam acolher, amar e respeitar os nossos padres, inclusive diante dos limites e fragilidades que eles possam ter. E quem não tem limites e fragilidades que lance a primeira pedra! Há pessoas e grupinhos que, com mil pretextos, antipatizaram com este ou com aquele padre, infernizam-lhe a vida e dividem a comunidade, com grave prejuízo para o Reino de Deus.

Nossas comunidades e lideranças precisam ter comunhão com o seu padre, oferecer-lhe colaboração e participação na vida da comunidade local, ainda mais quando estas lideranças exercem funções importantes no âmbito eclesial e diocesano. Esta comunhão é exercício bem concreto de fraternidade e amor ao próximo, conforme significa a Eucaristia da qual participamos.

Nossas comunidades precisam ser solidárias com o seu padre. Há quem se dispõe a fazer doações em material e dinheiro para as obras paroquiais e para os necessitados, mas não se dispõe a colaborar para o sustento de seu padre. Conheço padres em nossa diocese que passaram (e passam?!) aperto para a sua subsistência! Os padres dependem de nossa ajuda; como todo operário, eles merecem salário (o salário do padre se chama "côngrua") justo e digno, conforme estabelecido pela diocese.


Pelo padre mantemos a unidade eclesial, crescemos na fé e no conhecimento da Palavra de Deus. Ele é indispensável para celebrarmos a Eucaristia e os demais sacramentos, sinais visíveis de nossa salvação em Jesus Cristo. O padre é um dom para as nossas comunidades!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

COMO ENTRAR NO REINO DE DEUS

Como entrar no Reino de Deus - Prof. Anísio Renato de Andrade
 
"Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie" ( Ef 2.8 ).

O pecado separou o homem de Deus. A humanidade sentiu esta separação e a

Estudos Bíblicos // Viva a Vida com Jesus
distância do Criador. Por esta razão, o ser humano tem se esforçado muito para se aproximar e se religar a Deus. Daí surgiram inúmeras religiões. ( Religião = religar). Cada uma apresenta seus sacrifícios e boas obras como meio de chegar a Deus. O cristianismo bíblico não é simplesmente mais uma religião, como querem muitos historiadores e antropólogos.



Esta é a única religião em que a divindade se torna o próprio sacrifício.
Deus sabia que nada existia em nós que pudesse servir como oferta aceitável para perdão dos pecados e salvação das nossas almas. Por isso, enviou Jesus Cristo, o cordeiro de Deus, para morrer em nosso lugar.
Agora, cabe a cada um de nós apenas crer na eficácia do sacrifício de Jesus, arrepender dos nossos pecados e pedir o seu perdão e salvação.
Boas obras, ações caridosas, não tom o poder de levar ninguém ao céu. Entretanto, sendo salvos pela fé, somos ensinados a praticar as boas obras, e devemos praticá-las, como uma forma de testemunho e demonstração de amor ao próximo.

"Se com a tua boca confessares e com o teu coração creres que Deus ressuscitou a Cristo dentre os mortos, serás salvo". (Rm.10-9).


Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

AGENDA DO PAPA

MENSAGEM DE ROSANA SALLES AO BLOG

Rosana Selles Pietchak
Rosana Salles

Mensagem do dia :
Bom Dia Deus ...
Hoje pela manhã, minha cama estava quentinha.
Eu não queria acordar Não queria levantar.
Queria ficar ali. Sem ter que me preocupar com nada.
Mas daí.Lembrei que eu não deveria ficar.Porque existem milhões de pessoas.Que queriam estar no meu lugar.Acordar e ter um trabalho.Um compromisso.Ter para onde ir sem ficar vagando.
Sem ter o que comer.Sem ter o que vestir. Hoje Senhor!
Agradeço pela noite maravilhosa. Pelo cobertor que me aqueceu.
Pelo meu alimento.Por mais um dia de trabalho. Principalmente.
Por mais um dia de vida. Abençoa Senhor! Meus amigos e inimigos.
Porque eles também precisam de ti. Senhor! Abençoe o amigo que está aí. Lendo essa mensagem agora.
Amém!

Bom Dia a todos com as graças de Deus e o amor de Maria

Atenciosamente,
Rosana Selles | rosanaselles.pietchak@gmail.com

quarta-feira, 24 de julho de 2013

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS


MISSA DE INAUGURAÇÃO DA J. M. J.

A praia, a areia, o mar nos fazem lembrar aqueles que deixaram tudo para seguir a Jesus
Missa de inauguração da Jornada Mundial da Juventude
 
Rio de Janeiro, 24 de Julho de 2013 

A Santa Missa de inauguração da JMJ aconteceu ontem, na Praia de Copacabana, às 19h. Foi celebrada por Dom Orani Tempesta arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e pelo Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko.Depois de 26 anos, a Jornada Mundial volta ao continente americano e recebe um Papa Latino-americano.

Caminhar na orla de Copacabana e participar da missa ao mesmo tempo era algo possível de se fazer ontem. Do posto 6 até o posto 1, da Ponta de Copacabana até a Ponta do Leme, todo esse espaço se transformou num grande Templo que ontem reuniu, segundo dados da polícia militar, de 500 a 600 mil fieis.

Chuva fina, vento constante, muitas capas de chuvas, das mais variadas cores, guarda-chuvas, e gente debaixo das barraquinhas da Orla, bandeiras de todos os países enfincadas na areia, milhares de fieis na frente dos 26 telões instalados ao longo da praia mais famosa do mundo. Peregrinos e fieis de todo o mundo procuravam entrar no espírito da Jornada, que estava oficialmente começando.

 “Esta cidade maravilhosa tornou-se ainda mais bela com a presença de vocês”, disse Dom Orani no início da homilia. “Vocês estão fazendo parte da nossa família”.

O Papa Francisco, lembrou o arcebispo, acompanhava essa celebração pela televisão e uma saudação também foi dirigida a ele.

Somos chamados a ser protagonistas de um mundo novo. O mundo necessita de jovens como vocês, disse Dom Orani. Jesus veio especialmente para os pecadores. A nossa resposta ao seu chamado deve ser de prontidão e escuta.

Colocando-se no contexto da celebração, Dom Orani disse que esse cenário, a praia, a areia, o mar, nos remete aos barcos deixados na praia por aqueles que deixaram tudo para seguir a Jesus.

Quando dizemos sim, como São Mateus, Jesus vem ceiar conosco. “O caminho missionário exige discernimento, utopia, sonho, mas também do auxílio de alguém ao nosso lado que nos ajude a reconhecer a voz de Deus”, ressaltou Dom Orani.

Existe uma revolução do amor nesse momento. O outro é Cristo, o outro é nosso irmão. Cristo nos convida a semearmos fraternidade por onde passarmos. “Andem por esta cidade como sentinelas do amanhã, trabalhando na reforma do mundo à luz de Deus”, disse o arcebispo. O Papa Francisco se colocou conosco nessa caminhada. “Temos muitas barreiras e injustiças para superar. Vamos construir pontes ao invés de muros e obstáculos”, disse.

No final da celebração o cardeal Stanislaw Rilko, presidente do Pontifício Conselho para os leigos, deu as boas-vindas aos jovens. “Caros jovens, em nome do Pontifício Conselho para os Leigos, o dicastério do Vaticano ao qual o Santo Padre confiou a organização das Jornadas Mundiais da Juventude, dou-vos as mais calorosas boas-vindas, e saúdo-vos com afeto”.


(24 de Julho de 2013) © Innovative Media Inc.

SLIDE DAS POSTAGENS

HORÁRIO DAS MISSAS

HORÁRIO DAS MISSAS

ATUALIDADES

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html

TEXTOS BIBLICOS