Como já virou tradição entre o nosso grupo de catequistas, no último sábado do mês, nos reunimos na casa de algum catequista para fazermos o nosso tradicional Estudo Mensal. No mês de maio, o encontro foi feito na casa da catequista Ivone, da Primeira Etapa da Eucaristia.
A catequista Ivone e sua família prepararam um ambiente bem acolhedor e catequético para reunião. O que chamou a atenção foi o altarzinho dedicado à espiritualidade, com uma imagem de Nossa Senhora, uma vela e a Bíblia.
O encontro se iniciou com a acolhida do Fernando, marido da catequista da casa.
Logo depois, a catequista Sueli apresentou as catequistas da Primeira Etapa da Eucaristia, as quais eram responsáveis pela condução do encontro do mês de maio.
Iniciamos o momento de espiritualidade cantando o Sinal-da-Cruz com a equipe de animação da nossa família de catequistas, composta por Marlon, Giovanna e Felipe, que estão cada vez mais presente em nossos encontros.
A catequista Sueli tomou a palavra novamente, dando início às reflexões da reunião. Ela pediu para que fizéssemos um momento de meditação e pensássemos em todas as pérolas da nossa vida. Esse momento de meditação foi acompanhado por uma música de fundo, mais uma vez conduzida pela equipe de animação.
Depois da meditação, a equipe da Primeira Etapa, elaborou uma dinâmica muito emocionante para a integração do grupo: cada pessoa deveria pegar a lembrancinha do encontro e entregar para um catequista que é uma pérola para sua vida, para a vida do grupo etc. A sequência foi essa: Bernadete Þ Guilherme Þ Sueli Þ Iraci Þ Ana Paula Þ Val Þ Giovanna Þ Nerli Þ Rosana Þ Daniel Þ Ivone Þ Luce Þ Marlon Þ Tânia Þ Carmen Þ Bernadete. E ainda, o Marlon entregou uma pérola para o Felipe, namorado da Giovanna. Foi um momento de intensa integração, que reforçou o tema da espiritualidade do dia.
Assim, seguimos para o momento mais importante da espiritualidade: a leitura do texto bíblico Rm 10, 8-15. E, depois, lemos todos juntos o texto PARA REFLETIR do informativo NOSSA CAMINHADA, que dessa vez trouxe um texto de Alberto Meneguzzi, Dez coisas os catequistas deveriam saber antes de começar a catequese.
A catequista Val também elaborou uma dinâmica dos Piratas de Cristo, na qual o tapa-olho dos piratas possuía um formato de coração. Tudo isso para reforçar a nossa busca pelo tesouro da nossa FÉ.
Depois desses momentos de reflexão, passamos para o momento de discutir as questões práticas.
Como oração final, a Catequista Bernadete trouxe para nós um lindo Pai Nosso do Catequista.
Finalizamos esse delicioso encontro com um lanche elaborado pelas aniversariantes do mês: Ivone e Carmen.
Foi uma noite muito agradável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário