MENU HRZ

MENSAGENS

OLÁ... - BATIZADOS EM NOSSA PARÓQUIA TODO TERCEIRO DOMINGO DO MÊS AS 10:00 HS. MAIORES INFORMAÇÕES NA SECRETARIA PAROQUIAL. - ATENÇÃO NOIVOS E INTERESSADOS: Nossa Paróquia está disponibilizando os seguintes horários para casamento: sextas feiras - 19:00 hs (Menos na primeira sexta do mês) Sábados - 17:00 hs MAIORES INFORMAÇÕES PELO 3354 9214 - FALAR COM SECRETÁRIO MÁRIO. "O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE."

sábado, 22 de junho de 2013

O MOVIMENTO QUE ESTÁ NAS RUAS



O gigantesco movimento que está nas ruas do Brasil ainda não cabe em nossa terminologia conceitual tradicional. Os cientistas sociais e políticos estão pasmados. Os políticos, nem se fale. Todos têm teorias que só abrangem instituições verticais, ou seja, as tradicionais, que têm autoridades e lideranças com quem se pode dialogar. O movimento das ruas não tem liderança destacada, ninguém responde real ou virtualmente pelo que está acontecendo. É um movimento impessoal e aparentemente apartidário. Bandeiras de partidos políticos foram banidas das multidões. Parece que a Bandeira do Brasil é o símbolo que une a todos.

Podemos dizer que esta mobilização acionada pelas mídias sociais mais recentes tem um caráter horizontal. É uma forma de organização política nova para todos nós, acostumados com chefes, hierarquia, etc. Esse novo movimento que surge é composto, inclusive, por jovens que dizem “detestar” política, e estão nas ruas para protestar. Ali suas vozes podem ser ouvidas. Protestam contra o instituído que, por sua vez, parece ter esgotado o seu potencial de respostas aos problemas sociais. Uma nova ordem deve brotar de tudo isso, pensamos.

A eclosão do movimento das ruas revela que havia um grito social sufocado e que só agora eclode com força, exatamente no momento em que o Brasil está sob os holofotes da mídia internacional, por causa da Copa das Confederações. Não é a mesma coisa que aconteceu no movimento das Diretas-Já, nem o que ocorreu com os Caras Pintadas, da época do ex-presidente Collor. Muitos dos participantes nasceram depois da queda do Caçador de Marajás.

Padre Ismar Dias de Matos
Colunista do Portal Ecclesia.
Diocese de Guanhães (MG). Mestre em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de filosofia e cultura religiosa na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Da redação do Portal Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SLIDE DAS POSTAGENS

HORÁRIO DAS MISSAS

HORÁRIO DAS MISSAS

ATUALIDADES

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html

TEXTOS BIBLICOS