MENU HRZ

MENSAGENS

OLÁ... - BATIZADOS EM NOSSA PARÓQUIA TODO TERCEIRO DOMINGO DO MÊS AS 10:00 HS. MAIORES INFORMAÇÕES NA SECRETARIA PAROQUIAL. - ATENÇÃO NOIVOS E INTERESSADOS: Nossa Paróquia está disponibilizando os seguintes horários para casamento: sextas feiras - 19:00 hs (Menos na primeira sexta do mês) Sábados - 17:00 hs MAIORES INFORMAÇÕES PELO 3354 9214 - FALAR COM SECRETÁRIO MÁRIO. "O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE."

quarta-feira, 24 de julho de 2013

MISSA DE INAUGURAÇÃO DA J. M. J.

A praia, a areia, o mar nos fazem lembrar aqueles que deixaram tudo para seguir a Jesus
Missa de inauguração da Jornada Mundial da Juventude
 
Rio de Janeiro, 24 de Julho de 2013 

A Santa Missa de inauguração da JMJ aconteceu ontem, na Praia de Copacabana, às 19h. Foi celebrada por Dom Orani Tempesta arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e pelo Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko.Depois de 26 anos, a Jornada Mundial volta ao continente americano e recebe um Papa Latino-americano.

Caminhar na orla de Copacabana e participar da missa ao mesmo tempo era algo possível de se fazer ontem. Do posto 6 até o posto 1, da Ponta de Copacabana até a Ponta do Leme, todo esse espaço se transformou num grande Templo que ontem reuniu, segundo dados da polícia militar, de 500 a 600 mil fieis.

Chuva fina, vento constante, muitas capas de chuvas, das mais variadas cores, guarda-chuvas, e gente debaixo das barraquinhas da Orla, bandeiras de todos os países enfincadas na areia, milhares de fieis na frente dos 26 telões instalados ao longo da praia mais famosa do mundo. Peregrinos e fieis de todo o mundo procuravam entrar no espírito da Jornada, que estava oficialmente começando.

 “Esta cidade maravilhosa tornou-se ainda mais bela com a presença de vocês”, disse Dom Orani no início da homilia. “Vocês estão fazendo parte da nossa família”.

O Papa Francisco, lembrou o arcebispo, acompanhava essa celebração pela televisão e uma saudação também foi dirigida a ele.

Somos chamados a ser protagonistas de um mundo novo. O mundo necessita de jovens como vocês, disse Dom Orani. Jesus veio especialmente para os pecadores. A nossa resposta ao seu chamado deve ser de prontidão e escuta.

Colocando-se no contexto da celebração, Dom Orani disse que esse cenário, a praia, a areia, o mar, nos remete aos barcos deixados na praia por aqueles que deixaram tudo para seguir a Jesus.

Quando dizemos sim, como São Mateus, Jesus vem ceiar conosco. “O caminho missionário exige discernimento, utopia, sonho, mas também do auxílio de alguém ao nosso lado que nos ajude a reconhecer a voz de Deus”, ressaltou Dom Orani.

Existe uma revolução do amor nesse momento. O outro é Cristo, o outro é nosso irmão. Cristo nos convida a semearmos fraternidade por onde passarmos. “Andem por esta cidade como sentinelas do amanhã, trabalhando na reforma do mundo à luz de Deus”, disse o arcebispo. O Papa Francisco se colocou conosco nessa caminhada. “Temos muitas barreiras e injustiças para superar. Vamos construir pontes ao invés de muros e obstáculos”, disse.

No final da celebração o cardeal Stanislaw Rilko, presidente do Pontifício Conselho para os leigos, deu as boas-vindas aos jovens. “Caros jovens, em nome do Pontifício Conselho para os Leigos, o dicastério do Vaticano ao qual o Santo Padre confiou a organização das Jornadas Mundiais da Juventude, dou-vos as mais calorosas boas-vindas, e saúdo-vos com afeto”.


(24 de Julho de 2013) © Innovative Media Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SLIDE DAS POSTAGENS

HORÁRIO DAS MISSAS

HORÁRIO DAS MISSAS

ATUALIDADES

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html

TEXTOS BIBLICOS