MENU HRZ

MENSAGENS

OLÁ... - BATIZADOS EM NOSSA PARÓQUIA TODO TERCEIRO DOMINGO DO MÊS AS 10:00 HS. MAIORES INFORMAÇÕES NA SECRETARIA PAROQUIAL. - ATENÇÃO NOIVOS E INTERESSADOS: Nossa Paróquia está disponibilizando os seguintes horários para casamento: sextas feiras - 19:00 hs (Menos na primeira sexta do mês) Sábados - 17:00 hs MAIORES INFORMAÇÕES PELO 3354 9214 - FALAR COM SECRETÁRIO MÁRIO. "O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE."

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ANO VOCACIONAL QUARTA SEMANA


QUARTA SEMANA
Tema: Cristãos Leigos: operários e operárias
da Evangelização
Ambientação
Fazer um painel com destaque para os vários serviços e ministérios dos cristãos leigos e leigas, com vocação própria e missão específica, como e onde eles atuam na vida da Igreja e na sociedade.
Refrão orante:
Onde reina o amor, fraterno amor.
Onde reina o amor, Deus aí está. (Taizé – CD: Coração Confiante – Paulinas).
Introdução
A.(Animador): Dentro da Igreja, leigos e leigas se organizam através de grupos pastorais, comunidades, movimentos e de tantas formas se fazem presentes como operários e operárias da messe do Senhor. Assim têm, não apenas o dever, mas também o direito de participar ativamente da missão da Igreja. Unidos a Cristo pelo Batismo, inseridos como membros de seu corpo e fortificados pelo Espírito Santo, recebem do próprio Cristo o trabalho apostólico na grande messe. (cf. Decreto Apostolicam Actuositatem). Os leigos, portanto, neste mês vocacional, celebram este chamado de Deus a fazer parte de seu povo escolhido e pela força desta catolicidade contribuem com seus dons peculiares e variados.
Canto Inicial (“Tu és a razão da jornada”, José Acácio Santana)
Um dia escutei teu chamado, divino recado batendo no coração. /
Deixei deste mundo as promessas e fui bem depressa no rumo da tua mão.
Refrão: Tu és a razão da jornada,
Tu és minha estrada, meu guia, meu fim. /
No grito que vem do teu povo, te escuto de novo, chamando por mim.
Os anos passaram ligeiro, me fiz um obreiro do Reino de paz e amor, /
Nos mares do mundo navego e às redes me entrego, tornei-me teu pescador.
1.MOTIVAÇÃO TEMÁTICA
A.: Somos operários e operárias da messe, filhos e filhas do Deus da vida, reunidos em comunidade para refletir sua Palavra, louvá-lo e bendizê-lo. Queremos comungar nossas experiências de vida e e encorajar-nos uns aos outros para continuarmos a missão evangelizadora da Igreja.
T. (Todos): Pelo batismo recebemos de Deus uma vocação. Cada um responde a este chamado de maneira diferente, conforme o dom do Espírito Santo.
L1 (Leitor 1): Igreja é povo de Deus, com sua variedade de vocações e ministérios. Cada pessoa faz parte desta Igreja e assume sua missão de evangelizar tornando-se operário e operária da messe do Senhor.
L2: Os cristãos leigos e leigas recebem de Deus a graça de viver sua vocação na sociedade onde estão inseridos, buscando e sendo expressão viva do Cristo Jesus que “teve compaixão ao ver a multidão cansada e abatida como ovelhas sem pastor” (Mt 9, 35-38).
L3: O mesmo Cristo Jesus, tomado de compaixão pediu: “Rogai, pois, ao Dono da Messe que mande operários e operárias para a sua messe.”
T.: Pelo batismo recebemos de Deus uma vocação. Cada um responde a este chamado de maneira diferente, conforme o dom do Espírito Santo.
2. ESCUTA DA PALAVRA
A.: Ouçamos a Palavra do Senhor que nos chama a segui-lo e com ele construir o Reino. Cantemos.
Canto: É como a chuva que lava (Pe. Zezinho)
Ref.: É como a chuva que lava,
é como o fogo que arrasa.
Tua palavra é assim,
não passa por mim sem deixar um sinal.

1.Tenho medo de não responder,
de fingir que eu não escutei.
Tenho medo de ouvir o teu chamado,
Virar do outro lado
e fingir que não sei.
L1: Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 13,22-30).
T.: Glória a vós Senhor.
L2: “Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou:
L3: Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?
L2: Jesus respondeu:
L4: Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta! Ele responderá: Não sei de onde sois. Então começareis a dizer: Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças! Ele, porém, responderá: Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça! Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão os primeiros, e primeiros que serão últimos.
L2: Palavra da Salvação.
T.: Glória a Vós, Senhor!
Silêncio e interiorização (colocar um fundo musical – instrumental)
3. MEDITAÇÃO A PARTIR DA PALAVRA
A.: O evangelho nos mostra Jesus a caminho de Jerusalém atravessando cidades e povoados. Ele nos ensina que a missão evangelizadora vocacional deve alcançar o mundo urbano e rural: cidades e povoados.
L3: Rezemos pedindo ao Senhor da messe que nos envie operários e operárias para a missão evangelizadora.
T.: Senhor, desperta em nossas comunidades fiéis leigos e leigas, discípulos missionários que se dediquem à evangelização vocacional. Pessoas comprometidas com a causa do reino.
L4: Jesus observa que a porta de acesso ao reino é estreita. Significa que precisamos todos nos esforçar para vivermos plenamente a mensagem do evangelho.
T.: Passamos pela “porta estreita” quando vivemos nossa vocação na intensidade da fé e plenitude do amor. Somos todos chamados a ser “sal e luz” em meio a uma sociedade que muitas vezes despreza a mensagem do evangelho.
L1: Jesus nos ensina que a prática da justiça é fundamental na construção do reino.
L2: Esquecer esta realidade significa ignorar as palavras de Jesus:
T.: “Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!”
L3: Agradeçamos ao Senhor pelo mês vocacional que estamos celebrando com amor e esperança.
T.: Obrigado Senhor, por nos permitir celebrar com alegria e em comunhão com toda a Igreja no Brasil o mês vocacional. Agradecemos também pelas vocações que enriquecem nossas comunidades. Olhai pela Igreja que implora operários e operárias para o reino.
Silêncio e meditação pessoal (colocar um fundo musical)
4. ORAÇÃO TEMÁTICA
A.: Vamos pedir ao Senhor da messe que envie operários e operárias, leigos e leigas, para servirem a Igreja e a sociedade no anúncio e na denúncia. Rezemos em dois coros! A cada invocação vamos responder:
T.: Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe.
Lado A: Por todos os batizados, para que descubram sua vocação e a exerçam em comunhão com toda Igreja, rezemos.
T.: Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe.
Lado B: Por todos os cristãos que atuam na área da política, para que possam exercer sua vocação buscando sempre o bem comum, rezemos.
T.: Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe.
Lado A: Por todos os cristãos leigos e leigas que estão coordenam as diversas pastorais, grupos e movimentos da Igreja, para que tenham muita força e coragem no exercício de sua vocação, rezemos.
T.: Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe.
Lado B: Por todos aqueles que atuam na área social, que possam denunciar sem medo as injustiças sociais, principalmente o atentado contra a vida, rezemos.
T.: Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe.
Lado A: Por todos nós aqui reunidos, para que possamos ter coragem de assumir a nossa vocação de operários e operárias na grande messe do Senhor, rezemos.
T.: Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe.
Canto: a escolha
5. LOUVOR SUPLICANTE
A.: A missão dos cristãos leigos e leigas é muito grande e importante. Devemos reconhecer a grandeza do valor destes homens e mulheres que pelo batismo tornam-se operários e operárias a serviço da vida e da esperança. Pessoas fiéis aos ensinamentos da Igreja, apaixonadas pela Palavra e pela Eucaristia, zelosas e cheias de compaixão.
L1: Louvado seja, Senhor, pela vocação laical, chamada a ser protagonista e a exercer sua missão em todos os lugares, incluindo aqueles muitas vezes esquecidos ou rejeitados. Lugares verdadeiramente de missão, quando muitos dos nossos leigos e leigas anonimamente são as testemunhas autênticas de Jesus Cristo.
T.: Obrigado, Senhor, pela vocação ao laicato!
L2: Louvado seja, Senhor, pelas comunidades eclesiais espalhadas por este nosso país. Muitos são os leigos e as leigas que assumem a coordenação destas comunidades, visitam as famílias, celebram, partilham a vida e a Palavra. São apaixonadas e zelosas por aquilo que é de Deus e defendem a Igreja contra todas as ciladas do mal.
T.: Obrigado, Senhor, pela vocação ao laicato!
L5: Glória a vós, Senhor da messe e pastor do rebanho, pela Igreja, povo de Deus a serviço da vida e da esperança. Infunde coragem e ânimo, alegria e esperança nos nossos leigos e leigas, nos ministros ordenados, aos consagrados e consagradas.
T.: Obrigado, Senhor, pela vocação ao laicato!
A.: Manifestemos o nosso louvor suplicante ao Deus de ternura e bondade, cantando:
A ti, meu Deus
A ti, meu Deus, elevo meu coração,
Elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. /
A ti, meu Deus, eu quero oferecer meus passos e meu viver,
meus caminhos, meu sofrer.
Refrão:
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar.
E a tua bondade infinita, me perdoar.
Vou ser teu seguidor e te dar o meu coração.
Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
(Terminar com a Bênção do Santíssimo Sacramento, quando possível. Bênção na)
Reflexão e aprofundamento
Tema: Cristãos Leigos: operários e operárias na evangelização
O Concílio Vaticano II nos deu uma nova visão de Igreja e começou a esboçar uma teologia do laicato. São alicerces que permitem a continuidade da reflexão cada vez mais aprofundada deste tesouro para o futuro da Igreja, que são os leigos e leigas. O Papa Pio XII, em 1946, proclamou: “os leigos são Igreja”. O Concílio Vaticano II, documentos e discursos de Paulo VI e de João Paulo II, foram iluminando mais a afirmação de Pio XII.
Bem distante do Brasil, no sul da Itália, na cidade de Messina, em meados do final do século XIX, um jovem padre, Aníbal Maria Di Francia, intuía a importância que deveria ser dada á vocação dos cristãos leigos, como operários e operárias na evangelização. No paupérrimo bairro “Avinhão”, ele reuniu leigos como seus primeiros colaboradores na empreitada do trabalho sócioeducativo. Neste lugar, com o empenho desmedido dos leigos que lá atuavam, ele viu a necessidade de se rezar pelas vocações, para que na Igreja jamais faltassem operários e operárias na evangelização. Desta sua intuição e com a atuação dos cristãos leigos nascem e crescem duas Congregações Religiosas com o carisma de rezar e zelar pelas vocações: as Filhas do Divino Zelo e os Rogacionistas do Coração de Jesus.
Isto nos indica que o tema vocacional está intrínseco na vida e na missão dos cristãos leigos e leigas. Estamos no jubileu de ouro do Concílio Vaticano II. As comemorações desse evento importante é uma oportunidade para que examinemos o papel e a missão dos cristãos leigos e leigas, vocacionados, discípulos missionários de Jesus Cristo a contribuir e ter o seu papel de evangelizadores numa Igreja toda vocacionalizada e ministerial. Aqui não se trata de um ocupar o lugar do outro. Precisamos, pois, superar esta “insegurança” e acreditar mais na criatividade Espírito de Deus.
Compreender a Igreja como comunidade de operários e operárias a serviço da messe do Senhor, talvez seja o desafio para entender que na Igreja há multiplicidade de carismas e diversidade de ministérios, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos (1 Cor 12,6).
Refletindo este tema, como cristão leigo devo me perguntar: Qual a minha missão, qual o meu lugar, qual o meu compromisso, considerando-me um vocacionado que pelo batismo assumiu o chamado de Deus? Ou, o que Deus quer da minha vocação como cristão leigo ou leiga?
Conscientes do chamado de Deus, como cristãos leigos e leigas somos convocados para, em comunhão assumirmos a nossa vocação e missão. Todavia, isto não significa ser apenas um expectador ou destinatário da mensagem evangélica e das preocupações da Igreja, mas, sim, ser um interlocutor consciente de sua missão de cristão leigo. Neste ínterim, sem dúvida alguma, os cristãos leigos e leigas “participam do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo e compartilham a missão de todo o Povo de Deus na Igreja e no mundo” (cf. Decreto Apostolicam Actuositatem, nº2). Este foi um aspecto importante do Concílio Vaticano II, um impulso dado pelo Espírito Santo à Igreja, quando ela própria reafirma a valorização dos cristãos leigos e sua missão como operários e operárias na grande messe, “uma multidão cansada e abatida, como ovelhas sem pastor...” (Mt 9, 35-38). Certamente isto emerge como um elemento fundamental para a nova realidade do mundo numa “mudança de época”.
Portanto, todos na Igreja possuem a vocação para a missão de evangelização. Passamos, então, a falar da missão da Igreja no mundo, servindo ao reino e não a si mesma. Nesta missão evangelizadora da Igreja, devemos recordar a missão do cristão leigo, como um bom operário da grande messe do Senhor. Ora, o que significa ser bom operário na messe do Senhor? Significa, acima de tudo viver em comunhão com a Igreja, partilhar dons e carismas, ser presença de Jesus Cristo na sociedade, na política, na cultura, nas ciências, nos esportes e nos novos areópagos (cf. DAp. nº 491). Fazer a Igreja presente em lugares e circunstâncias jamais imaginadas.

Agora, para concluir esta reflexão, uma dica para ser bom operário e boa operária na evangelização: primeiro, abraçar a causa vocacional através da oração pelas vocações; segundo, propagar esta oração vocacional testemunhando que vale a pena ser de Jesus Cristo, nesta propagação demonstrar a alegria de ser cristão católico pelo batismo; terceiro agir – ser de fato um bom operário pela própria essência de sua consagração batismal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SLIDE DAS POSTAGENS

HORÁRIO DAS MISSAS

HORÁRIO DAS MISSAS

ATUALIDADES

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html

TEXTOS BIBLICOS