MENU HRZ

MENSAGENS

OLÁ... - BATIZADOS EM NOSSA PARÓQUIA TODO TERCEIRO DOMINGO DO MÊS AS 10:00 HS. MAIORES INFORMAÇÕES NA SECRETARIA PAROQUIAL. - ATENÇÃO NOIVOS E INTERESSADOS: Nossa Paróquia está disponibilizando os seguintes horários para casamento: sextas feiras - 19:00 hs (Menos na primeira sexta do mês) Sábados - 17:00 hs MAIORES INFORMAÇÕES PELO 3354 9214 - FALAR COM SECRETÁRIO MÁRIO. "O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE."

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MÊS VOCACIONAL SEGUNDA SEMANA


SEGUNDA SEMANA

Tema: Família discipular: berço da fé.

Ambientação
Desenhar e recortar um coração grande e nele colar uma imagem da Sagrada Família. Ao redor do coração, escrever em pequenas folhas de papel alguns nomes de famílias da comunidade. Dispor as folhas ao redor do coração.
Ambientação:
Amor, Deus é Amor! Deus é Amor!
Amor, Deus é Amor! Deus é Amor! (Frei Luiz Turra – CD: Mantras para uma espiritualidade de comunhão)
Intenção
A.(Animador): A família é um dom de Deus. Ele a quer e a ama muito. Isso porque Deus é comunidade. A Trindade santa é uma comunidade de pessoas diferentes na ação, iguais em substâncias e unidas no amor. Do mesmo modo, o matrimônio une pessoas diferentes, com pensamentos distintos, mas vinculadas pelos laços do amor. A família é colaboradora de Deus porque na geração de filhos e na conservação da criação faz o mundo ficar mais bonito e mais adequado à sobrevivência. Cantemos louvando, agradecendo e rezando pela vocação familiar.
Canto Inicial (Oração pela família – Pe. Zezinho)
Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador!
Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois15

Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois!
Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também (bis)

1. MOTIVAÇÃO
A.: Deus é amor (cf. 1Jo 4,8) e nos quer amantes da vida, das pessoas e dele. O matrimônio faz do casal família de Deus. Santo Tomás de Aquino afirmava que o sacramento do matrimônio, tal como o da ordem, é um sacramento de serviço. Homem e mulher, unidos pelo amor e dispostos a constituir família com filhos, dão continuidade à obra criadora de Deus.
T. (Todos): Somos servidores do Reino! Vocacionados à vida, colaboramos com Deus na criação.
L1 (Leitor 1): Deus nos quer felizes. Ao nos criar, vendo que tudo era bom, especialmente o ser humano (cf. Gn 1,27), Deus nos deu a missão de ser fecundos, cuidar da terra e fazer com que a humanidade se multiplique (cf. Gn 2,28).
L2: Pelo matrimônio constituímos família. Neste sacramento de serviço homem e mulher tornam-se uma só carne (cf. Gn 2,24) para embelezar o universo e estabelecer comunhão.
L3: Mas a base fundamental de toda família não deve ser o dinheiro, a ganância, os bens ou o sexo. Deus é o princípio e fundamento de tudo quanto existe. A ele devemos louvar e bendizer. Por isso, a família, berço da fé e ambiente discipular, deve aprender a escutar a Palavra de Deus, praticar o amor e servir à Igreja e ao próximo.
T.: Queremos ser Igreja servidora, atenta aos sinais dos tempos e unida no amor a Deus e aos que sofrem.
L4: Num mundo secularizado, onde as relações se fragilizam, fazendo com que o matrimônio pareça antiquado queremos com autoridade profética que nos vem de Deus anunciar o valor e a beleza da vocação matrimonial, da vida em família.16

Todos: Somos família de Deus. Participamos de sua divindade na medida em que somos fieis à sua Palavra e ao projeto do Reino.

2. ESCUTA DA PALAVRA
A.: Nossa vocação não dispensa a luz que vem da Palavra de Deus rezada, meditada e vivenciada no cotidiano da missão evangelizadora. Mais do que nunca é preciso que a família volte seu olhar, coração e ação à Palavra.
Aclamação (A vossa palavra, Senhor – Fr. Luiz Turra)
A vossa Palavra, Senhor é sinal de interesse por nós. (bis)
- Como um pai ao redor de sua mesa, revelando seus planos de amor.
- É feliz quem escuta a Palavra e a guarda no seu coração.
- Neste encontro da Eucaristia aprendemos a grande lição.
L1: Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 12,13-21)
T.: Glória a vós, Senhor!
L1: Naquele tempo, alguém do meio da multidão, disse a Jesus:
L2: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.
L1: Jesus respondeu:
L3: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?”
L1: E disse-lhes:
L3: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
L1: E contou-lhes uma parábola:
L3: A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita. Então resolveu: Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita! Mas Deus lhe disse: Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste? Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.17

L1: Palavra da Salvação.
T.: Glória a vós, Senhor!

3. MEDITAÇÃO A PARTIR DA PALAVRA
A.: A parábola de Jesus nos convida a reconhecer a responsabilidade individual diante do tema econômico. A Palavra nos questiona e nos convida a conversão. Ela denuncia o individualismo e o egoísmo que não considera a partilha e o amor ao próximo que vem de Deus.
T.: Que nossas famílias eduquem para a solidariedade, o compromisso com os irmãos e a justiça social.
A.: A vida e a família são bens preciosos. São vocações queridas por Deus que precisamos respeitar, promover e valorizar.
T.: Os Pais e cada vocacionado são chamados a trabalhar na messe de Deus. Juntos somos chamados a construir um mundo justo e solidário. Deus nos livre da ganância e da ambição desmedida.
A.: A família é o berço do amor, o ninho da harmonia e da paz.
T.: A família discipular é o berço da fé, lugar onde cada batizado acolhe sua vocação como dom e missão.
Canto de Meditação (à escolha)

4. ORAÇÃO
A.: Nesta oração dedicada a família, extraída do VII Encontro Mundial das famílias, realizado em 2012 em Milão, Itália, queremos bendizer ao Senhor pelas famílias. Que elas sejam sinal do amor e da alegria que veem de Deus. Rezemos em dois coros!
Lado A: Ó, Deus, que na Sagrada Família nos deixastes um modelo perfeito de vida familiar vivida na fé e na obediência da vossa vontade.
Lado B: Ajudai-nos a ser exemplo de fé e amor aos vossos mandamentos. Socorrei-nos na nossa missão de transmitir a fé aos nossos filhos.
Lado A: Abri seu coração para que cresça neles a semente da fé que receberam no Batismo. Fortalecei a fé dos nossos jovens, para que cresçam no conhecimento de Jesus.

Lado B: Aumentai o amor e a fidelidade em todos os casais, especialmente naqueles que passam por momentos de sofrimento ou dificuldade
Lado A: (...) Unidos com José e Maria, Pedimos-vos por Jesus Cristo vosso Filho, nosso Senhor.
T.: Amém!

5. LOUVOR SUPLICANTE
A.: Neste mundo cheio de desafios para viver em família, onde o egoísmo parece ser a norma e a desvalorização do matrimônio ocupa significativo espaço, queremos louvar e agradecer pelo profetismo da Igreja. Ela, como fiel guardiã do Evangelho e dos valores cristãos, exorta, propõe ações e reza para que as famílias continuem a ser o berço da fé, da esperança e da caridade.
L3: Bendito sejais, Deus amoroso, pelas famílias que vivem com fidelidade no amor matrimonial. Conservai-as em teus caminhos e não permitais que os males invadam os corações das pessoas.
T.: O Espírito anime e assista as famílias, a fim de que sejam sinais do amor trinitário.
L4: Louvado sejais, Pai misericordioso, por tanto amor entre as pessoas. Apesar de alguns meios midiáticos não valorizarem devidamente a família, há muitos casais que se unem para educar seus filhos, crescer na fé e praticar a justiça. Iluminai-os nesta missão importantíssima para a humanidade.
T.: O Espírito anime e assista as famílias, a fim de que sejam sinais do amor trinitário.
L5: Honra e glória a vós, Senhor da vida, que sois a origem e o fundamento de tudo. Santifica e acompanha os casais de segunda união para que, retornando ao seio amoroso da Igreja, possam regularizar sua situação e viver em plena comunhão com os valores e a grandeza do matrimônio cristão.
T. O Espírito anime e assista as famílias, a fim de que sejam sinais do amor trinitário.
A.: Deus de Bondade, escutai a súplica que vos dirigimos com humildade e amor. Fazei com que sejamos sempre, instrumentos do teu amor. Não falte em nós a abertura à missão, o vigor da fé e o desejo ardente de testemunhar o valor da vocação matrimonial em vossa Igreja, na sociedade e no mundo. Rezemos, pois, nesta intenção.19

T.: Pai-nosso...
(Terminar com a Bênção do Santíssimo Sacramento, quando possível. )
Música de Despedida (Olhando a Sagrada Família – José Acásio Santana)
Ref.: Olhando a Sagrada Família, Jesus Maria e José,
saibamos fazer a partilha dos gestos de amor e de fé.
1. Maria, Mãe santa e esposa exemplar, José, pai zeloso voltado ao seu lar.
Jesus, Filho amado em missão de salvar, caminhos distintos, num só caminhar.
2. Maria do sim e do amor-doação. José, operário a serviço do pão.
Jesus ocupado com sua missão: três vidas distintas num só coração
Reflexão e aprofundamento
Tema: Família discipular: berço da fé
A família discipular, berço da fé, é também berço de todas as vocações, berço da vida, o lugar da personalização e humanização da pessoa vocacionada, chamada pelo Pai “desde o ventre materno” (cf. Jr 1,5). A família é também lugar de comunhão de amor entre o pai, a mãe e os filhos, ícone da Santíssima Trindade. A Constituição Dogmática Gaudim et Spes ao tratar da missão conjugal e familiar afirma que “a família é como que uma escola de valorização humana”.
É na família que se vive a experiência mais significativa do amor gratuito, da fidelidade, do respeito mútuo e da defesa da vida. Sua vocação peculiar é “ser grande transmissora da fé e dos valores” (DAp, nº 432), de forma a edificar e promover o bem das pessoas e da comunidade. Por isso, a vocação da família é ser discípula missionária de Jesus Cristo, através da partilha e da solidariedade, em contraposição a todo tipo de ganância. (cf. Lc 12, 13-21).
Um dos grandes desafios para que a família viva sua vocação, hoje, são as profundas transformações, fazendo-nos afirmar que estamos num período de “mudança de época”. Não se sabe, porém, como julgar a realidade, uma vez que estas mudanças atingem os critérios de compreensão da vida, os valores e as referências que antes eram transmitidas na família. Sabemos que ao longo dos anos alguns 20

paradigmas familiares foram se transformando rapidamente, e estas transformações atingem as pessoas e suas famílias. Façamos uma pausa nesta reflexão e nos perguntamos: O que antes era certeza e servia como referência para a vida familiar, hoje tem respondido à rapidez das transformações? Como fazer para compreender estas transformações rápidas que atingem a família? Qual o papel da Pastoral Vocacional, da Pastoral Familiar e de outros grupos e movimentos que trabalham a vocação da família?
Somos desafiados, num tempo de “mudanças de época”, a dar respostas, a reagir diante das várias formas de banalização e desrespeito à vida. É preciso defender a vocação da família, pois ela continua sendo a mais completa e mais rica escola de humanidade, berço da fé. É na família que a vida se transforma em vocação ao discipulado e à missão.
Portanto, como família discipular podemos responder ao mandato de Jesus de “fazer discípulos entre todas as nações”. A plataforma da missão de todos aqueles que querem ir e anunciar nasce e começa na família. “Estamos num tempo de urgente saída” (DAp, nº 27). Sair na defesa incondicional à vida plena que é serviço e missão dos discípulos missionários de Jesus Cristo (Cfr. DAp, cap. VII). Eis a nossa vocação! Quem tal começarmos por nossa casa, em família? A Campanha da Fraternidade de 1977 nos recordava: “Comece em sua casa”. Na casa, como berço da fé, fonte da iniciação cristã, “a família é chamada a ser a grande transmissora da fé e dos valores” (DAp, nº 432).
A família é, pois, a primeira animadora das vocações. Uma animação vocacional familiar que possa ajudar a pessoa na compreensão do chamado de Deus. As opções, o discernimento e as decisões são posteriores. Por fim, vamos refletir a significância da família discipular como berço da fé, berço da realização do amor incondicional de Deus pela humanidade. Lugar de comunhão, personalização e humanização da pessoa vocacionada. Qual a relação entre família e vocação?21



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SLIDE DAS POSTAGENS

HORÁRIO DAS MISSAS

HORÁRIO DAS MISSAS

ATUALIDADES

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html

TEXTOS BIBLICOS