MENU HRZ

MENSAGENS

OLÁ... - BATIZADOS EM NOSSA PARÓQUIA TODO TERCEIRO DOMINGO DO MÊS AS 10:00 HS. MAIORES INFORMAÇÕES NA SECRETARIA PAROQUIAL. - ATENÇÃO NOIVOS E INTERESSADOS: Nossa Paróquia está disponibilizando os seguintes horários para casamento: sextas feiras - 19:00 hs (Menos na primeira sexta do mês) Sábados - 17:00 hs MAIORES INFORMAÇÕES PELO 3354 9214 - FALAR COM SECRETÁRIO MÁRIO. "O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE."

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MÊS VOCACIONAL

                     História do mês vocacional

O mês vocacional tem sua origem logo após o Concílio Vaticano II. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a corresponsabilidade, num período de crise das vocações de especial consagração, Dom Aloísio Lorscheider, então bispo de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, instituiu uma comissão para criar um diretório vocacional para a diocese. Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil. Em setembro de 1999, acontece o Primeiro Congresso Vocacional do Brasil.
Histórico do Mês Vocacional:
1970 – Diocese de Santo Ângelo – RS: Dom Aloísio Lorscheiter instituiu uma comissão para elaborar um Diretório de Pastoral Vocacional.
1971 – Instituído em Santo Ângelo o mês de Outubro como mês vocacional.
1973 – O Mês Vocacional passa a ser celebrado em Agosto.
1974 – Quase todas as dioceses do Rio Grande do Sul e outras em outros Regionais começam a celebrar o mês vocacional.
1980 – 5° Encontro Nacional de Pastoral Vocacional em Brasília.
* Este Encontro teve como objetivos: Análise da Pastoral Vocacional na década de 70-80; a apreciação de documentos elaborados e aprovados pelos Reitores de Seminários; Fornecer pistas para a Assembléia Nacional da CNBB, que aconteceria em 1981, com o tema Pastoral Vocacional (cf. Estudos Pastoral Vocacional – 50). Neste Encontro constataram-se duas originalidades: A celebração do mês vocacional e a celebração de Anos Vocacionais Diocesanos. Estas duas propostas foram levadas para a Assembléia Geral da CNBB.
1981 – 19ª Assembléia Geral da CNBB – Nesta oportunidade os Bispos aprovaram o documento “Vida e Ministério do Presbítero”. Daí surgiu o “Pastoral Vocacional” (doc. 20 da CNBB). E o mês vocacional a nível nacional: “O mês de agosto seja assumido, em todo o território nacional como mês vocacional, e a linha um dos Organismos Nacionais de Pastoral da CNBB, através do setor vocações e Seminários, coloque em comum as diversas iniciativas dos Regionais e Dioceses”. (Doc. 20, n° 259).
Enviado por Nerli Adaltino



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SLIDE DAS POSTAGENS

HORÁRIO DAS MISSAS

HORÁRIO DAS MISSAS

ATUALIDADES

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html

TEXTOS BIBLICOS