O carisma do Instituto de Vida Consagrada Religiosa Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, como um legado de amor dado por Deus, consiste em:
· Adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento, em reparação, no espírito da Sagrada Liturgia da Santa Igreja, a dileta esposa de Cristo;
· Amor ao pobre abandonado de rua, reconhecendo, nele, o Senhor Jesus crucificado e ressuscitado, em comunhão com seu corpo místico, a Santa Igreja.
Sua finalidade, visando à glória de Deus, consiste em:
· Exaltar e reparar o Augustíssimo Sacramento do Altar, buscando e promovendo a plena participação do Sacrifício Eucarístico e o seu prolongamento através da adoração;
· Aliviar o sofrimento dos pobres abandonados de rua, buscando a restauração de sua dignidade de filho de Deus;
· Testemunhar de forma missionária o Santo Evangelho, especialmente o Amor do Verbo Encarnado e Crucificado;
· Zelar pela Sagrada Liturgia e por todas as coisas que circundam o mistério eucarístico;
· Amar os sacerdotes, intercedendo por sua santificação;
· Amar a Santa Mãe Igreja manifestando a sua santidade.
Este Instituto tem por nome Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, que significa:
· FILHOS: Porque nascemos da adoração ao Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
· DA POBREZA: Porque encontramos na pobreza do Filho de Deus, no altar, a alegria de sermos pobres e de servi-Lo pela perpétua adoração e em Sua presença nos pobres abandonados nas ruas.
· DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO: Porque alimentando-nos do Corpo de Cristo, queremos n’Ele, com Ele e por Ele consumir a nossa vida manifestando a santidade da Igreja.
Este Instituto nasceu no seio da Santa Igreja Católica e nela, perpetuamente, quer viver em plena e total comunhão sob a obediência do Vigário de Cristo, o Papa, como seu Superior supremo neste mundo.
Este Instituto Religioso de Direito Diocesano tem sua sede principal na Arquidiocese de Campinas – SP, cujo responsável é o Arcebispo desta cidade.
Este Instituto de natureza laical é composto por membros que, pela profissão dos conselhos evangélicos, alcançam, na liberdade e alegria, na vivência de sua espiritualidade, no apostolado ativo e contemplativo, a perfeição da caridade no serviço do Reino de Deus, conforme dita o carisma dado a nós por Deus sumamente amado.
(Conf. Constituições religiosas dos Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento)
Nenhum comentário:
Postar um comentário